Orecchiette – O macarrão orelhinha – Receita massa fresca

Orecchiette Macarrão orelhinha
Macarrão orelhinha

Fizemos uma aula de massa fresca em Milão e aprendemos duas receitas, um ravióli recheado de alho poró e o Orecchiette, o macarrão orelhinha! Nunca tinha ouvido falar e nem comido esse macarrão orelhinha, mas gente que massa é essa? Ela abraça o molho! Sério. Parece quase recheada. Fica muito delícia!

Segundo nosso professor, o Pietro, essa massa é bem comum na região de Puglia da Itália (Apúglia em portugês) mas não é tão conhecida pelo mundo.

A receita de massa fresca que usamos para fazer esse macarrão orelhinha também pode ser utilizada para fazer espaguete, fettuccine, ou qualquer outra massa que você preferir. Só o ravioli e massas recheadas em geral que ele ensinou outro tipo de massa para usar.

Orecchiette Macarrão orelhinha

Nós, marinheiros de primeira viagem em massa fresca, conseguimos fazer sem dificuldade, e mais que isso, nos divertindo bastante! Então tentem fazer esse macarrão orelhinha também que vale muito a pena!

Vamos a receita?

Orecchiette – O macarrão orelhinha

Preparando a massa fresca

Ingredientes da massa

  • 2 copos de Farinha de Semolina
  • 1 copo de Água
  • 1 punhado de Farinha de Trigo normal para polvilhar a superfície

Preparação

  1. A informação mais importante antes de começar é: Quanto menos água você usar, melhor.
  2. Em um pote coloque toda a farinha de semolina e acrescente um fiozinho de água. Misture e amasse bem.
  3. Acrescente mais um fio de água e misture. Vá repetindo essa operação até que toda a farinha seja incorporada. Vá fazendo aos poucos para massa não ficar grudenta.
  4. Quando a massa estiver soltando da mão e bem incorporada (consistência como abaixo), polvilhe farinha normal em uma mesa e passe a realizar o processo de sovar a massa na mesa:
  5. Orecchiette Macarrão orelhinha
  6. Sove a massa utilizando o peso do seu próprio corpo. Não é preciso usar força, apenas o peso do próprio corpo.
  7. Se a massa estiver muito quebradiça, acrescente um fio de água. Se estiver úmida acrescente mais farinha.
  8. Orecchiette Macarrão orelhinha
  9. Continue sovando até que a massa fique estremamente lisinha e macia. A consistência final deve ser como a da foto abaixo:
  10. Orecchiette Macarrão orelhinha
  11. Pronto! Sua massa está prontinha!

Como fazer o macarrão orelhinha

Moldando o Orecchiette

  1. Agora vamos fazer os orecchiette, as orelhinhas!
  2. Pegue um pedaço da massa (1/6 aproximadamente) e reserve o restante embrulhado em papel filme, para que não forme uma casquinha na parte exterior.
  3. Com o pedaço cortado, faça com as mãos um cilindro. Tipo fazer minhoquinha de massinha de modelar mesmo. Faça um cilindro de 1,5 cm de diâmetro aproximadamente.
  4. Corte pequenos pedacinhos como se estivesse cortando nhoques, só que mais finos, com aproximadamente 1,5cm de espessura também.
  5. Polvilhe a superfície da mesa e vamos lá:
  6. Pegue cada pedaço e com o dedão, pressione ele na mesa, empurrando para frente. Com a outra mão, vire a massa que está ao redor do dedão sobre o seu dedo indicador da mesma mão, para formar o formato da orelhinha. Desgrude ele do dedo e reserve em uma assadeira polvilhada com farinha. Faça isso com a massa inteirinha. Chame a família ou a galera para ajudar, é divertido!
  7. Depois de fazer todos os orecchietes, coloque água para ferver em uma panela com sal e óleo.
  8. Assim que ferver, coloque os orecchiettes na água e cozinhe por 8 minutos. Escorra e retire.
  9. Depois é só misturar ele no molho! E comer com queijo e azeite por cima. Nhami.

Orecchiette Macarrão orelhinha

Fim!

Mas pera, e o molho?
O Pietro serviu com um molho de tomate caseiro clássico, e desde então, sempre que fazemos o macarrão orelhinha é com molho de tomate também.

Óbvio que nem sempre faço o molho com tomates frescos, e na verdade, quase sempre uso tomate pelado mesmo, daqueles de lata. Shame on me. Mas segue a receita do molho clássico caseiro do Pietro para vocês!

Ah, mas se rolar preguiça, nada contra um molho rápido com cebola e alho refogados, 2 latas de tomate pelado, uma colher de sopa açúcar, sal e temperinhos verdes, viu? Fica uma delíííícia!

Molho de tomate clássico italiano

Ingredientes do molho de tomate clássico

  • Tempo
  • 8-10 Tomates
  • 1 Cebola
  • 4-5 dentes de Alho
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Preparação

  1. Tire a pele dos tomates: Coloque água para ferver em uma panela grande e separe um pote grande com água fria. Assim que a água estiver fervendo, vá acrescentando os tomates inteiros na panela e deixando cada um por uns 20 segundos. Retire e coloque no pote de água fria. A pele vai enrugar ligeiramente, então é só apertar o tomate nas mãos que a pele solta.
  2. Retire a pele de todos os tomates.
  3. Pique a cebola e o alho. Pique os tomates.
  4. Refogue a cebola e o alho em azeite de oliva ou óleo.
  5. Assim que dourar, acrescente os tomates e refogue bem.
  6. Coloque em fogo bem baixo, tampe deixando um pouquinho aberto (que nem para fazer arroz) e deixe cozinhando por 2 ou 3 horas pelo menos, mexendo de vez em quanto. Se secar muito pode acrescentar um pouco de água.
  7. Tempere com sal e pimenta do reino e acrescente um fio de azeite por cima.
  8. Prontinho!

Orecchiette Macarrão orelhinha

Mangia che te fa bene!

Na nossa aula, quando o macarrão orelhinha cozinhou por 7-8 minutos, ele escorreu e já jogou no molho, misturando macarrão e molho na palena mesmo. Assim ficou bem misturadinho e é assim que a gente faz em casa!

E é isso!

Quem fizer me conta! Vale muito a pena!

Ciao!

Orecchiette Macarrão orelhinha

Orecchiette Macarrão orelhinha

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*