Que todo mundo ama pizza a gente já sabe né? E pizza de berinjela? E pizza branca? GENTE! Se você curte uma pizza é obrigatório provar essa pizza de berinjela com cebola caramelizada e base de molho branco.
Ok, eu sei, quase tudo com cebola caramelizada fica bom, mas eu adoro a combinação de berinjela com cebola caramelizada, e juntando com um bom molho bechamel então – nhami.
Nem todo mundo conhece essa coisa de ~pizza branca. Mas não se assustem, é igual pizza normal, a diferença é que ao invés de molho de tomate usamos molho branco, neste caso, o Bechamél!
Já vi para vender em alguns restaurantes esse tipo de pizza, e também já vi no canal da Dani Noce uma vez ela falando de um restaurante que ela e o Paulo amam em Paris que vende esse tipo de pizza.
Não sei se lá é assim, ou se o molho é totalmente diferente, mas posso afirmar uma coisa: Essa Pizza de berinjela com cebola caramelizada e base de molho branco é muito delícia!
Ah, para massa, usei essa receita aqui que eu amo. Super crocante, super fininha e super fácil de fazer. Mas você pode usar a massa que você quiser, até as prontas. Só tomem cuidado com a qualidade, porque pelo menos para mim, a massa é uma das partes mais importantes da pizza. Não é não?
Vamos a receita?
Pizza de berinjela com cebola caramelizada
Berinjela
Ingredientes
- 2 Berinjelas
- 1 Cebola média
- 1 dente de Alho
- 1 colher de sopa de Molho Inglês
- Azeite
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino a gosto
Preparação
- Pique a berinjela em tirinhas ou cubos, como preferir. Pique a cebola em cubinhos e amasse o alho.
- Em uma frigideira refogue a cebola. Assim que dourar acrescente o alho e deixe refogar por uns 2 minutinhos.
- Acrescente a berinjela e refogue por uns minutinhos. Assim que ela dourar um pouco, tampe e deixe cozinhar por uns 5 minutos em fogo médio.
- Acrescente o molho inglês, o sal e a pimenta do reino a gosto. Tampe e deixe cozinhar por mais uns 10-15 minutinhos em fogo baixo, até que amoleça, mexendo de vez em quando para não grudar.
- Depois que estiver molinha, frite sem tampa em fogo médio por mais uns 5 minutos para ganhar bastante cor.
- Reserve.
Molho branco (Bechamél) – igual dessa receita aqui
Ingredientes
- 500 ml de Leite integral
- 2 colheres de Manteiga
- 2 colheres de Farinha de trigo
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto
Fazendo o molho Bechamél
- Coloque o leite para ferver em fogo alto. Assim que levantar fervura, reserve.
- Em uma panela acrescente a manteiga e misture até que ela derreta. Coloque em fogo baixo para não queimar a manteiga.
- Acrescente a farinha de trigo e misture bem, até dissolver todos os gominhos. Vai virar uma pastinha (famoso roux). Isso faz com que a farinha perca aquele gostinho de farinha crua, sabem?
- Coloque em fogo alto e acrescente o leite quente aos poucos (se tiver nata, pode deixar). Vá misturando para engrossar.
- Acrescente sal e pimenta do reino e misture bem para não deixar a pimenta formar bolinhas.
- Acrescente a noz moscada. Eu gosto de ralar na hora, o sabor é bem melhor do que as que já vem moída. Mas pode usar a de sua preferência. Se você não estiver acostumado a usar noz moscada, o ideal é ir acrescentando aos poucos, e ir provando e ajustando o sal junto. O sabor da noz moscada ralada na hora é bem intenso, então acrescentando aos poucos você garante que usa a quantidade ideal pro seu paladar.
- Assim que o molho engrossar, reserve.
Cebola Caramelizada
Ingredientes
- 2 Cebolas
- 3-4 colheres de Açúcar mascavo
- 4 colheres de sopa de Conhaque
- 1 colher de Sopa de Manteiga
- 1/2 colher de chá de Tomilho desidratado
- Sal à gosto (algumas pitadas para ressaltar o sabor)
- Pimenta do reino à gosto
- 1 á 2 copos de Água
- 1 fiozinho de Azeite
Preparando a cebola caramelizada
- Corte a cebola em tiras (corte julienne).
- Em uma frigideira antiaderente, acrescente a manteiga e o fiozinho de azeite. Assim que derreter, acrescente a cebola e refogue até que doure bem e dê aquela leve queimadinha (bem leve).
- Acrescente um pouco de água e refogue em fogo baixo tampado por uns 15 minutos. Mexendo de vez em quando.
- Acrescente o açúcar mascavo e misture bem até diluir todo o açúcar. Acrescente mais um pouco de água e deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa por 10 minutos.
- Acrescente o conhaque, misture, tampe parcialmente e deixe refogando por uns 5 minutos.
- Misture novamente, acrescente um pouco mais de água, e deixe “curtindo” em fogo baixo por uns 10 minutos, até que fique bem escura a cebola. Mexa de tempos em tempos para não queimar o fundo.
- Acrescente sal, pimenta do reino e tomilho, misture e deixe por mais 2 minutos (acrescente água se necessário).
- Reserve.
Montagem da Pizza de berinjela
Se estiver fazendo a minha massa, pode abrir ela e dourar a massa um pouco mais que o normal, por uns 15 minutos, já que os ingredientes estão prontos. Se estiver usando massa pronta, coloca ela para assar por uns 15 minutinhos sem nada antes. Depois pode seguir com a montagem.
Bora montar:
- Espalhe o molho bechamel primeiro, depois espalhe os pedaços de berinjela por cima e coloque para assar por 10 minutos mais ou menos no formo à 180ºC.
- Retira, espalha a cebola caramelizada por cima e volta pro forno por mais 5 minutunhos só para cebola dourar.
- Retire e sirva!
Fimmm!
Espero que gostem! Pizza é sempre uma boa idéia né?