Rabo de Toro – Rabada ao molho de vinho

Rabo de Toro
Rabo de Toro

Quem me conhece sabe que um dos meus restaurantes favoritos da vida é o Maripili (para ver a resenha dele aqui no blog é só clicar aqui) e um dos meus pratos favoritos do Maripili é o Rabo de Toro!!! Uma rabada ao molho de vinho tinto incrível!

Essa rabada ao molho de vinho tinto é um prato clássico da região Córdova (Espanha), e a carne é cozida no vinho tinto por várias horas até ficar extremamente macia e soltando do osso, e com um sabor incrível também, claro.

Pesquisei varias receitas de Rabo de Toro (o nome que aparece no cardápio do Maripili é esse) e só encontrei receitas que pareciam ser iguais a essa do Maripili em espanhol (o que já era de se esperar né?) mas com um pouquinho de adivinhação e uma parceria do nosso brother Google tradutor, consegui traduzir tudin, preparei em casa e claro que fotografei para vir dividir aqui com vocês.

Adoro falar Rabo de Toro, sabe? Com sotaque. Com o primeiro R com o mesmo som do R do Toro. Rabo de Toro. Tenta aí para entrar no clima. Kkk

E vamos lá?

Rabo de Toro
Rabo de Toro

Rabo de Toro – ou, Rabada ao Molho de Vinho

Ingredientes

  • 1,2 Kg de Rabo de boi
  • 1 Cebola
  • 1 Cenoura
  • 1 talo grande de Alho Poró
  • 1 Pimentão Vermelho
  • 1 Tomate
  • 2 dentes de Alho
  • 500 ml de Vinho Tinto Seco
  • 500 ml de Caldo de Carne ou Água
  • 2 folhas de Louro
  • 5 g (4 lascas fininhas) de Gengibre
  • Azeite (para dourar a carne)
  • 3 colheres de sopa de Farinha (aproximadamente)
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Sirva-se de uma taça de vinho e mãos à obra

Preparação

  1. Lave e seque bem os pedaços de carne, e retire qualquer película ou nervo que estiver exposto (o João diz q não precisa retirar na verdade porém sou fresca).
  2. Quando estiver bem sequinha a carne, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  3. Pique em cubos a cebola, a cenoura, o pimentão, o tomate e pique o alho poró em fatias. Descasque os dentes de alho e aqueça o caldo de carne (natural ou de tabletinho se não tiver jeito né?)
  4. Passe os pedaços de carne na farinha, tomando o cuidado de cobrir todos os lados.
  5. Doure os pedaços no azeite, com cuidado para selar de todos os lados, inclusive as laterais.
  6. Reserve.
  7. Acrescente mais uma colher de azeite e doure a cebola, o alho poró, os dentes de alho inteiros e o pimentão vermelho. Refogue por alguns minutos até que fiquem macios.
  8. Acrescente as folhas de louro, as lascas de gengibre e a cenoura e misture tudo.
  9. Deixe refogar por mais alguns minutos, até que estejam macios, e acrescente uma pitada de sal. Se for usar caldo de carne de tablete, pode ajustar o sal depois.
  10. Coloque os pedaços da carne na panela e acrescente o vinho e caldo de carne até cobrir totalmente. Deixe em fogo alto com a panela destampada até ferver.
  11. Assim que ferver, coloque em fogo baixo, tampe a panela, e deixe cozinhar por pelo menos 3 horas (o tempo pode variar dependendo do tamanho das peças de carne), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
  12. O meu, deixei ferver por 3 horas e meia e ficou perfeito. A carne super macia e soltando do osso.
  13. Depois da fervura, retire a carne e reserve.
  14. Com um amassador ou com o garfo, amasse os legumes que ficaram maiores no molho, e depois passe o molho por uma peneira. No final você deve ter um molho com boa consistência e brilhante. Se estiver muito ralo deixe cozinhar mais um pouco somente o molho.
  15. Coloque a carne de volta na panela e sirva! Se preferir, apenas jogue o molho por cima da carne no refratário que for servir.

Fim!

Rabo de Toro

Rabo de Toro

Agora que sei preparar o famoso Rabo de Toro em casa, quero fazer pelo menos uma vez por mês haha É muito delícia!

Dizem que acompanha muito bem batatas rústicas, gratinadas ou purê. Mas nesse dia eu comi só a rabada com pãozinho fatiado mesmo, igual servem no Maripili, e só digo uma coisa, não tem molho melhor para tchuchar o pão. Haha

E claro, um vinhozinho. Sempre.

Espero que gostem e quem fizer me conta!

Cheers!

 

Rabo de Toro
Rabo de Toro com pães e vinho

Rabo de Toro

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*