Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional

Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional
Espaguete à Carbonara Tradicional

Já comeram o Espaguete à Carbonara Tradicional? Aquele de verdade mesmo, italiano, que o molho é feito com ovo e queijo e só?

Pois é.
Esses dias estava passando o final de semana em casa com o João de boas, e em algum lugar eu vi um Espaguete à Carbonara daqueles clássicos italianos, onde o molho é feito com gemas, queijo e com a água do cozimento do macarrão. Eu nunca tinha feito o carbonara desse jeito, sempre fazia essa receita aqui, com creme de leite, que já compartilhei com vocês.

Eu adoro a receita abrasileirada com creme de leite, apesar de não ser o clássico, acho que fica bem gostoso. Mas nesse dia eu resolvi me arriscar e preparar o Espaguete à Carbonara Tradicional! Eu precisava provar! rs

Assisti uns vídeos e li umas 5 receitas diferentes, então fui pro mercado, e em seguida para cozinha. Acho que o difícil dessa receita é achar o ponto do molho. Na verdade, a temperatura certa da frigideira para jogar a mistura de ovo e queijo. Não pode estar muito quente se não o ovo meio que frita, e ai parece macarrão com ovo mexido. Tipo aqueles que tinha no dia seguinte do espaguete que nossa mãe fazia em casa rs. Não que aquele seja ruim, mas não era o plano para o almoço dessa vez.

Depois de ver várias vezes vídeos diferentes, resolvi me arriscar. Deu certo, e agora vira e mexe faço essa Receita de Espaguete á Carbonara aqui em casa. Fico variando entre a versão tradicional e a nossa brasileirinha com creme de leite. Mas antes de começar, tenho dois pontos:

  • O carbonara original vai guanciale, que é a bochecha do porco. E não bacon. Mas não achei guanciale e fui de bacon mesmo.
  • O carbonara original também é feito com queijo Pecorino Romano, e não com Parmesão. Esse eu até achei mas era 50 reais e o Parmesão de qualidade estava saindo por 20, então fui de parmesão. Shame on me.

Era isso. Só queria explicar que sei que o original não é com parmesão e bacon, e confessar que o meu foi. Hehe. Quando eu for para Itália vou estocar pecorino e guanciale. Agora vamos ao que interessa.

Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional

Serve 2 pessoas

Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional

Ingredientes

  • 180g Macarrão tipo Espaguete sem ovos
  • 150g de Guanciale ou Bacon
  • 150g de Queijo Pecorino Romano ou Parmesão
  • 1 Gema
  • 2 Ovos
  • 1 dente de Alho
  • 1/2 copo da Água do cozimento do macarrão
  • Sal
  • Pimenta do reino moída

Preparação

  1. Comece colocando a água do macarrão para ferver, com um pouco de óleo e sal.
  2. Pique o bacon em cubos. Não precisa se preocupar em manter todos do mesmo tamanho, na maioria dos carbonaras o guanciale é picado mais rústico mesmo.
  3. Rale todo o queijo também. Vamos usar 2/3 no ovo e o outro 1/3 é para servir.
  4. Assim que a água começar a ferver acrescente o espaguete.
  5. Pegue o dente de alho e amasse com a faca.
  6. Em uma frigideira alta, coloque o bacon e o dente de alho amassado (inteiro mesmo) para fritar em fogo alto.
  7. Normalmente o bacon frita na própria gordura, mas se estiver bem carnudo, pode colocar um pouco de azeite na frigideira.
  8. Esfregue o alho na frigideira para dar bastante sabor ao bacon.
  9. Enquanto o bacon frita, em um bowl, misture os 2 ovos e a gema. Assim que estiver homogêneo, acrescente 2/3 do queijo ralado e misture tudo.
  10. Voltando ao bacon, quando já estiver douradinho, acrescente pimenta do reino à gosto. Gosto com bastante pimenta, mas você pode colocar o quanto preferir.
  11. Misture bem e desligue o fogo.
  12. Com um pegador, pegue o espaguete da panela e coloque na frigideira junto com o bacon. Não precisa escorrer o espaguete.
  13. Acrescente 1/2 de copo da água do cozimento do macarrão e misture bem, esfregando bem o fundo da frigideira para pegar todo o sabor dos queimadinhos do bacon.
  14. Acrescente a mistura de ovos e queijo e continue mexendo até que a água do cozimento e a mistura de ovos e queijo se torne um molho cremoso e homogêneo.
  15. Sirva quentinho, com um pouco mais de queijo ralado e pimenta do reino por cima.
  16. Fim!

Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional

Receita de Espaguete à Carbonara Tradicional

Viram, não é difícil. Na verdade achei bem fácil, só precisei dar uma estudada antes.

Parece não ter molho, mas fica SUPER cremoso. Só fazendo para entender.

Façam também, façam essa receita, e a receita brasileira com creme de leite, e depois me contem de qual vocês gostam mais rs

Va bene caro mio!

Mangiare.

Ci vediamo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*