Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano

Filé Mignon Suíno
Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano com macarrão

Outro dia estava procurando receitas com Filé Mignon Suíno para fazer em casa e não encontrava nada que me agradasse, ou que não fosse super complicado e demorasse mais de 1 hora para fazer.

Acho que carne de porco não é tão comum assim no dia a dia dos brasileiros, e tirando receitas como feijoada ou virado à paulista, não conhecemos tantas opções para preparar porco assim.

Eu adoro carne de porco e uma das minhas receitas favoritas da vida ainda é esse Risoto de Limão Siciliano com Barriga de Porco Assada que ensinei para vocês, então, como tinha um filé mignon suíno na geladeira, resolvi juntar algumas receitas que eu vi por ai e preparar esse Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano.

Servi ele com macarrão, penne. Porque o João escolheu o acompanhamento rs. Mas aposto que ficaria muito bom com legumes assados tipo abóbora cabotiá, batatinhas ou brócolis. E se você não for ligthizinho assim, acho que com um purê de mandioquinha ou com arroz também ficaria ótimo. Vamos ao que interessa?

Receita de Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano

Serve 4 pessoas

Filé Mignon Suíno

Ingredients

  • 8 medalhões de Filé Mignon Suíno (aproximadamente 600 gramas)
  • 2 dentes de Alho amassados
  • 250 gramas de Creme de Leite
  • 1/2 copo de Farinha
  • 1/4 copo do suco do Limão Siciliano espremido
  • 1/4 copo de Vinho Branco Seco
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal (3 para fritar e 1 pro molho)
  • 1 1/2 colher de chá de raspas de limão
  • 1 colher de chá de Páprica
  • 1 colher de chá de Tomilho
  • 1/2 colher de chá de Alho em pó
  • 1/2 colher de chá de Cebola em pó
  • Sal a gosto
  • Pimenta do Reino preta a gosto
  • Cebolinha para servir
  • 1 colher de Óleo Vegetal

Passo a passo

Preparação

  1. Misture todos os temperos em pó em um pote ou prato: a farinha, a páprica, o alho e a cebola em pós, e acrescente um pouco de sal e de pimenta do reino.
  2. Empane os medalhões na mistura da farinha. Não precisa passar no ovo antes, é só passar na farinha mesmo, para dar uma crocância (o corretor me diz que essa palavra não existe mas beleza).
  3. Pressione bem os pedaços na mistura para grudar bem.
  4. Aqueça 3 colheres de manteiga em uma frigideira em fogo médio. Coloque um fio de óleo para manteiga não queimar.
  5. Assim que a manteiga começar a espumar, acrescente os medalhões de filé mignon suíno e deixe-os selar de um lado, sem mexer, até que eles dourem e criem uma casquinha (normalmente por volta de 7 – 8  minutos).
  6. Assim que estiverem douradinhos, vire os medalhões e frite-os do outro lado (mais uns 5 – 6 minutos). Não precisa se preocupar deles estarem mal passados porque ainda cozinharão depois.
  7. Retire os medalhões da frigideira e reserve.
  8. Volte a mesma frigideira ao fogo, em fogo baixo dessa vez, e acrescente o alho picado, o vinho, o limão espremido, as raspas de limão e o alecrim.
  9. Misture tudo e raspe bem o fundo da frigideira para aproveitar o sabor do que ficou grudado. A parte queimadinha sempre é a melhor. Volte os medalhões para a panela, cubra, e em fogo baixo, deixe cozinhar um pouquinho por 10-15 minutos, até que estejam no ponto.
  10. Reserve os pedaços de medalhão novamente.
  11. Adicione o restante da manteiga na frigideira junto com o creme de leite. Misture bem e em fogo alto, deixe levantar fervura. Assim que ferver coloque em fogo baixo e deixe cozinhar até engrossar um pouco.
  12. Assim que estiver na textura desejada, desligue o fogo e sirva os medalhões com o molho por cima, junto com um pouco de cebolinhas frescas.

Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano

Ficou uma delícia e foi rápido de fazer! Quero testar de novo com outros acompanhamentos.
Espero que tenham gostado.
Quem fez me conta!

Filé Mignon Suíno ao Molho de Limão Siciliano

Cya!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*