Sopa de Lentilha

Receita de sopa de lentilha Vivendo Junto

Eu adoro Sopa de Lentilha! Mas só descobri isso esse mês, acreditam? rs
Eu sempre gostei de sopa, mas nunca foi meu prato favorito. Minha avó preparava sopa quase todo dia quando eu morava com ela, mas muitas vezes eu passava a sopa e comia qualquer outra coisa no jantar. A não ser quando era um dos sabores que eu gostava: canja, sopa de tomate, sopa de aveia ou sopa de feijão. Nesses dias eu comia um balde de sopa e deixava minha avó feliz rs. Depois, durante meu intercâmbio eu trabalhei em um restaurante especializado em sopas (o Hale and Hearty – alguém conhece?), e lá eu conheci mil sabores diferentes, daqueles que a gente nunca imagina ser possível fazer sopa daquilo rs e desde então comecei a amar sopas rs

Já o João ainda diz não gostar de sopa at all. Mas essa sopa de lentilha aqui, ele adorou! Comeu um pouquinho no dia que eu fiz, e depois até quis jantar ela outro dia e descongelou mais um pouquinho só para ele jantar.

Nao sei bem de onde veio a receita ou a inspiração para essa sopa de lentilha. Mas um dia estava de dieta, e queria algo gostoso que não fosse salada e frango. Sai do trabalho pensando em sopa de lentilha, e depois de uma exaustiva pesquisa no Pinterest (tá, não tão exaustiva assim rs), passei no mercado, comprei uns ingredientes e fui fazer sopa de lentilha sozinha pela primeira vez na vida rs

Achei a sopa tão gostosa que já fiz várias vezes depois. E sempre congelo um pouco porque essa sopa de lentilha tem sido minha salvação nos dias de dieta e de preguiça.

Marquei todos os ingredientes naquele app, o My Fitness Pal (conhecem?), e uma porção de sopa (2 conchas cheias), tem só 182 calorias! Mas não é low carb hein galera! Lentilha é carboidrato e não tem o que fazer. Mas também tem muita proteína e é super fonte de fibras. Mas não sou nutri e não vou ficar aqui escrevendo os benefícios da lentilha para vocês. Não vim passar a receita por ser lightzinha, e sim por se delicinha. Nossa que brega. rs Vamos lá!

Receita de sopa de lentilha Vivendo Junto

Receita de Sopa de Lentilha

Vegana, e lightzinha.
Rende aproximadamente 6 porções – depende do tamanho da fome

Ingredients

  • 300g de Lentilha
  • 1 Cenoura grande
  • 1 Cebola média
  • 3 dentes de Alho
  • 1 Tomate picado sem sementes
  • 2 colheres de sopa de Extrato de tomate
  • 1 colher de chá de Tomilho desidratado
  • 1 colher de chá de Cominho em pó
  • 1/2 colher de chá de Curry
  • 1 Limão espremido
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de azeite
  • 1 sachê de Caldo de legumes (uso aquele zero gordura) ou caldo de legumes caseiro (nhami)
  • Cebolinha e Salsinha fresca a gosto
  • Água (o quanto baste – normalmente uso de 1 litro à 1 litro e meio)

Preparação

  1. Lave e pique todos os legumes, e lave a lentilha em um escorredor.
  2. Em uma panela grande a fogo médio, acrescente o azeite, a cebola e a cenoura e refogue até que a cebola doure.
  3. Acrescente o alho, o cominho e o curry e misture bem. Refogue até que o alho frite, mas sem deixa-lo queimar (aproximadamente 30 segundos).
  4. Acrescente o tomate, o tomilho e misture. Deixe refogar por mais 1 minuto.
  5. Acrescente a lentilha, o extrato de tomate, 500 ml de água, o caldo de legumes, sal e pimenta do reino (moída na hora é melhor). Tampe a panela, coloque em fogo alto e deixe pegar fervura misturando de vez em quando para não grudar no fundo.
  6. Assim que ferver, coloque em fogo baixo, deixe a panela parcialmente tampada e cozinhe por 30 minutos, ou até que a lentilha esteja macia. Misture de tempos em tempos para não grudar no fundo e vá acrescentando água sempre que necessário. Sempre uso aproximadamente 1 Litro de água durante o cozimento.
  7. Retire 5 conchas cheias da panela e bata a sopa no liquidificador. Tome cuidado para não se queimar nessa hora.
  8. Coloque a sopa batida de volta na panela e misture bem.
  9. Acrescente o limão espremido, misture e deixe ferver por mais 2 minutinhos.
  10. Deligue o fogo, acrescente a cebolinha e a salsinha frescas, misture e ajuste o tempero acrescentando mais sal, pimenta ou limão à gosto.
  11. Sirva ainda quente.

Prontinho!

Se você quiser, pode fazer umas torradinhas de pão integral (ou pão normal mesmo rs), ou jogar um queijo cotage ou parmesão por cima. Fica uma delícia!

A sopa dura até 4 dias na geladeira, ou alguns meses congelada. Mas por aqui ela sempre acaba no mesmo mês. Geralmente congelo já em porções e então á noite é só descongelar 2 porções para gente.

Espero que gostem e que essa sopa deixe suas noites frias mais quentinhas e aconchegantes.

Cya!

Sopa de Lentilha caseira. Vegana e de baixa caloria.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*