Quem também ama comida árabe? Essa Receita de Kibe Cru é perfeita para completar sua noite árabe em casa! E foi exatamente o que fizemos. Noite árabe com os amigos!
Eu adoro kibe cru! Comi pela primeira vez há uns anos atrás e desde então as vezes do nada me bate uma vontade de kibe cru e eu saio caçando restaurantes árabes perto de casa. Já o João é um super fã de kebab desde o ano passado, então vira e mexe fazemos kebab em casa, normalmente de kafta. E quando da vontade a gente junta tudo e faz uma “noite árabe” com a galera.
Hoje a receita é do kibe cru, mas depois se quiserem passamos a receita do nosso kebab de kafta!
Vamos?
Receita de Kibe crú
Ingredientes
- 750g de patinho moído (sem gordura e sem nervo)
- 250g de trigo para quibe
- Cebola picada à gosto (aproximadamente ½ cebola grande)
- Limão espremido (Uso o suco de 2 limões em média)
- Hortelã picado à gosto
- Sal e Pimenta do reino à gosto
- Água mineral para hidratar o kibe
A maioria das receitas pede para comprar a peça do patinho, limpar em casa mesmo, tirando toda a gordura e todos os nervos, e depois moer a carne em casa, passando no moedor umas 3 vezes. Mas sejamos realistas, quase ninguém tem moedor de carne em casa, certo?
Então comprei a carne em um açougue melhorzinho (qualquer um de sua confiança, seja no seu bairro ou no Pão de Açúcar, por exemplo), e expliquei que precisava que o moço limpasse bem a peça antes de moer, tirando toda a gordura e os nervos da carne. E pedi para moer 3 vezes.
Não sei se ele fez como eu faria, mas o kibe ficou uma delícia. Então não desistam de fazer por não ter o moedor de carne em casa.
Bom, vamos ao passo a passo.
Preparação
- Hidrate o trigo por 20 minutos. Para hidratar, coloque em um recipiente e cubra com água mineral. Deixei uns 2 dedos de água acima do trigo, mas tive que acrescentar um pouco mais após 10 minutos. Durante esse tempo, mantenha a carne na geladeira.
- Escorra e coloque dentro de um pano de prato limpo. Ele vai funcionar como um coador, então segure as pontas e pressione para retirar toda a água.
- Misture o trigo com a carne moída (conforme instruções acima), e o restante dos ingredientes. Misture bem.
- Coloque sobre uma bandeja ou sobre uma tábua (como fiz), e molde em formato de kibe (um losango), fazendo marcações na diagonal para enfeitar. Pode colocar um pouquinho de tempero por cima para enfeitar!
- Prontinho.
Eu prefiro usar apenas parte do tempero, deixando o kibe levemente temperado, e deixar o restante em potinhos na mesa para cada um temperar o seu kibe como quiser. Eu gosto mais puxado no limão e com pouquinha cebola. Mas tem amigos que preferem mais cebola e mais hortelã. Gosto é gosto. O importante é ele ir para mesa com sal. 😉
Sirva junto com pão sírio ou pão árabe (ou os dois), e as suas pastas preferidas.
SEMPRE sirvo com coalhada seca (minha favorita), e se for uma noite árabe é óbvio que terá hummus e babaganoush também.
Espero que tenham gostado!
Beijos, cya.