Receita de Kibe Cru

Receita de Kibe Cru Vivendo Junto

Quem também ama comida árabe? Essa Receita de Kibe Cru é perfeita para completar sua noite árabe em casa! E foi exatamente o que fizemos. Noite árabe com os amigos!

Eu adoro kibe cru! Comi pela primeira vez há uns anos atrás e desde então as vezes do nada me bate uma vontade de kibe cru e eu saio caçando restaurantes árabes perto de casa. Já o João é um super fã de kebab desde o ano passado, então vira e mexe fazemos kebab em casa, normalmente de kafta. E quando da vontade a gente junta tudo e faz uma “noite árabe” com a galera.

Hoje a receita é do kibe cru, mas depois se quiserem passamos a receita do nosso kebab de kafta!

Vamos?

Receita de Kibe crú

Receita de Kibe Cru Vivendo Junto

Ingredientes

  • 750g de patinho moído (sem gordura e sem nervo)
  • 250g de trigo para quibe
  • Cebola picada à gosto (aproximadamente ½ cebola grande)
  • Limão espremido (Uso o suco de 2 limões em média)
  • Hortelã picado à gosto
  • Sal e Pimenta do reino à gosto
  • Água mineral para hidratar o kibe

A maioria das receitas pede para comprar a peça do patinho, limpar em casa mesmo, tirando toda a gordura e todos os nervos, e depois moer a carne em casa, passando no moedor umas 3 vezes. Mas sejamos realistas, quase ninguém tem moedor de carne em casa, certo?

Então comprei a carne em um açougue melhorzinho (qualquer um de sua confiança, seja no seu bairro ou no Pão de Açúcar, por exemplo), e expliquei que precisava que o moço limpasse bem a peça antes de moer, tirando toda a gordura e os nervos da carne. E pedi para moer 3 vezes.

Não sei se ele fez como eu faria, mas o kibe ficou uma delícia. Então não desistam de fazer por não ter o moedor de carne em casa.

Bom, vamos ao passo a passo.

Preparação

  1. Hidrate o trigo por 20 minutos. Para hidratar, coloque em um recipiente e cubra com água mineral. Deixei uns 2 dedos de água acima do trigo, mas tive que acrescentar um pouco mais após 10 minutos. Durante esse tempo, mantenha a carne na geladeira.
  2. Escorra e coloque dentro de um pano de prato limpo. Ele vai funcionar como um coador, então segure as pontas e pressione para retirar toda a água.
  3. Misture o trigo com a carne moída (conforme instruções acima), e o restante dos ingredientes. Misture bem.
  4. Coloque sobre uma bandeja ou sobre uma tábua (como fiz), e molde em formato de kibe (um losango), fazendo marcações na diagonal para enfeitar. Pode colocar um pouquinho de tempero por cima para enfeitar!
  5. Prontinho.

Eu prefiro usar apenas parte do tempero, deixando o kibe levemente temperado, e deixar o restante em potinhos na mesa para cada um temperar o seu kibe como quiser. Eu gosto mais puxado no limão e com pouquinha cebola. Mas tem amigos que preferem mais cebola e mais hortelã. Gosto é gosto. O importante é ele ir para mesa com sal. 😉

Receita de Kibe Cru Vivendo Junto

Sirva junto com pão sírio ou pão árabe (ou os dois), e as suas pastas preferidas.

SEMPRE sirvo com coalhada seca (minha favorita), e se for uma noite árabe é óbvio que terá hummus e babaganoush também.

Espero que tenham gostado!

Beijos, cya.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*