Bruschetta de queijo de cabra, presunto parma, figo assado e mel

Bruschetta de queijo de cabra presunto parma figo assado e mel do Vivendo Junto

Quem também ama queijo de cabra por aqui? Sim, é um queijo super forte e exótico e diferentão. Normalmente na primeira vez que você come, você não gosta muito. Acha estranho. Tipo açaí. E então de repente você se pega com vontade de comer de novo. E aí já era. #Goatcheeselover. Se você é desses então essa receita de bruschetta de queijo de cabra, presunto parma, figo assado e mel é perfeita para você.

Eu nunca tinha comido figo fresco até algumas semanas atrás acreditam? Só tinha provado aquele em conserva. Então recentemente navegando pelos pinterest da vida, vi algumas fotos de tábuas de figo com presunto cru tão lindas que fiquei decidida a provar!

No dia seguinte saí comprando as coisas para montar essa bruschetta. Montei uma receita na minha cabeça e queria testar. Aí descobri que figo não é uma coisa fácil de se achar por aqui, sabiam? Fui em 2 mercados e não tinha. Beleza. Fica para próxima.

Então outro dia estava no mercado e achei figo. Por um preço bom. Comprei. E quando fui cortar, enchi minha mão de espinhos. Na verdade pelinhos-espinhos. Sabe? Tipo aqueles de mini cacto, ou de taturana. Era o figo errado! Figo da índia. Que burra. Nunca comprem figo da índia. Nada contra quem gosta dele. Mas se você é novato, não compre. #FailAgain.

Outro dia achei o figo certo. A propósito, figo roxo é o figo certo. Agora sou uma expert em figos. Mas estava R$ 21,00 a bandejinha com 6. Céus. Facada. Adiei novamente.

Até que recentemente encontrei uma caixinha de 6 figos, por R$ 9,90. Figo roxo. O certo. Não é barato, eu sei. Mas comprei. Testei minha receita. Curti. E finalmente, aqui vai para vocês:

Bruschetta de queijo de cabra, presunto parma, figo assado e mel do Vivendo Junto

Bruschetta de queijo de cabra, presunto parma, figo assado e mel

Faz 4 bruschettas

Ingredientes

  • 4 fatias de Pão italiano
  • 2 Figos frescos (Figo Roxo)
  • 40g de presunto parma (4 fatias)
  • 60g de queijo de cabra do tipo chèvre
  • 2 colheres de copa de mel
  • Azeite
  • Folhas de tomilho fresco (opcional – para enfeitar)

Preparação

  1. Pré aqueça o forno à 280ºC
  2. Lave os figos e corte-os em 6 pedaços cada um, no formato de meia-lua.
  3. Em uma assadeira, coloque as fatias do pão italiano de um lado, e do outro os pedaços de figo.
  4. Passe um fio de azeite sobre os pedaços de pão e sobre os figos e coloque para assar por 10-15 minutos à 220ºC. Depende da potência do forno, mas o pão deve ficar dourado e o figo bem macio.
  5. Retire do forno e passe o queijo de cabra nas fatias de pão italiano.
  6. Acrescente uma fatia de presunto parma em cada uma e distribua os pedaços de figo por cima.
  7. Finalize cobrindo as bruschettas com mel, e folhas de tomilho fresco para enfeitar.

Bruschetta de queijo de cabra, presunto parma, figo assado

Prontinho. É só servir.

Coloquei sobre uma tábua, com mais pedacinhos de figo assado em volta e alguns pedaços de gorgonzola. É um ótimo petisco para receber os amigos e tomar um vinho.

Bruschetta de queijo de cabra presunto parma figo assado e mel

Bruschetta de queijo de cabra presunto parma figo assado e mel do Vivendo Junto

Espero que gostem.

Cya!

8 Comments

  1. Nossa que delicia😋😋 Chega bateu uma fome agora hahaha! Meu pai ama cozinhar, ele faz de tudo, mas ele nunca fez esse! Vou mostrar esse post a ele e vou pedir para ele fazer!

  2. Meu Deus que fome! Haha. Essa bruschetta super combina comigo pq além de parecer deliciosa tem uma apresentação incrível. Queroooo!

  3. Oii!

    Uau! Que receita diferentona! Eu nunca comi queijo de cabra, mas só por ser de cabra, já da pra percebee que a coisa é mesmo bem exótica ne. Achei a receita bem chique com parma e figo. E também não achei uma receita dificil, acho que encontrar os ingredientes deve ser o mais difícil mesmo. Hahahaha
    Adorei a receita e vou salvar aqui, vai que um dia eu resolvo usar não é mesmo?

    Beijinhos!

  4. Uau uma verdadeira delicia, eu não como nada que tenha carne seja de boi ou porco, mas minha namorada não tem esse problema e ama culinária e principalmente carne ela vai amar essa receita e comer sempre , parece ser uma delicia !

  5. Oi tudo bem? Espero que sim. A receita parece ótima, eu também nunca tinha comido figo fresco até viajar para o Paraná em abril. Fui num sítio e lá tinha provei e joguei fora kkk prefiro os de conserva rs. Que luta que você teve pra achar esse figo hein? Eu acho que aqui onde moro também não tem pra comprar. Mas o gosto dele não me agradou mesmo, porque será que é tão diferente? O açúcar mudou e muito o gosto na minha opinião. Sabia que eu nunca comi bruschetta? Beijos Fátima Souza

  6. Hum. Deu ate água na boca agora. Amo testar receitas novas e diferentes. Certamente irei testar sua receita, imagino q terei um pouco de dificuldade de achar o figo mais a cara ficou tão boa que deve valer a pena testar.

  7. Ow figos frescos e roxos são mto caros. Fiquei curiosa pra tentar, o prato é diferente, minha mãe cozinha a um tempo vou fazer a sugestão pra ela preparar em casa pra gente provar! Valeu a dica ^^

  8. Eu nunca tive a oportunidade de comer bruschetta, mas essa parece ficar muito boa! Minha mãe tem um buffet, e vive restando receitas, vou mostrar essa pra ela!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*