Filé Mignon ao Molho de mostarda

filé mignon ao molho de mostarda
Hummm. Filé mignon ao molho de mostarda. Tem coisa mais delícia? Tá, até pode ter. Mas essa está na briga para ficar no top 10 das receitas que todo mundo ama vai?

Essa receita é na verdade uma porçãozinha, um petisco para servir numa noite com os amigos. Aquelas noites em que não existe um jantar propriamente dito, com prato principal, garfo e faca. Existem petiscos e entradinhas e muita conversa, risadas e taças de vinho.

Pois bem. Sirvo esse filé mignon ao molho de mostarda em noites como essa. Como um petisco de carne despretensioso, com bastante molho para chuchar o pão. Bastanteee molho. ♡

filé mignon ao molho de mostarda - vivendo junto

Óbvio que você pode servir como um prato principal. Com um pouquinho menos de molho. Acho que ficaria perfeito com batatas rústicas, ou talvez legumes salteados na manteiga.
Mas gosto mesmo dele assim, como porção. Para comer com pão italiano. 🙂

Vamos lá?

Filé mignon ao molho de mostarda

Ingredients

  • 400g de Filé mignon
  • 300g de Creme de leite
  • 100ml de Conhaque
  • 2 colheres de sopa rasa de Mostarda de Dijon A L’Ancienne (aquela com os grãos)
  • 1 colher de chá de Mostarda Dijon original
  • 2 dentes de Alho amassados
  • 2 ramos de Alecrim frescos
  • 1 colher de sopa de Tomilho fresco (só as folhinhas)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de Manteiga
  • 1 colher de sopa de Azeite

Preparação

  1. Corte o filé mignon em cubos de aproximadamente 3 cm. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe descansar por 5 minutos pelo menos.
  2. Triture os dentes de alho.
  3. Em uma frigideira, coloque a manteiga e o azeite. Assim que a manteiga derreter, acrescente o alho triturado, os ramos inteiros do alecrim e os cubos de filé mignon (O alecrim é para incrementar o sabor – vai ser retirado depois).
  4. Doure o filé mignon em todos os lados por mais ou menos 45 segundos cada lado. Jogue a manteiga sobre os pedaços em quanto frita cada lado da carne. Para distribuir bem o sabor do alecrim.
  5. Retire os ramos de alecrim. Acrescente metade do conhaque (50 ml) e flambé a carne.
  6. Acrescente o creme de leite e as mostardas. Uma colher de cada vez. Vá acrescentando, misturando e provando. Deixe no seu gosto.
  7. Misture bem, acrescente o restante do conhaque e coloque em fogo baixo. Deixe cozinhar por 5 minutos. Misturando sempre.
  8. Acrescente as folhinhas do tomilho, misture.
  9. Ajuste o sal e a pimenta. E pronto.

Sirva em um prato fundo, com azeite ao redor, e uma cestinha de pão italiano do lado. Ah, e um bom vinho, é claro.

Eu fatiei alguns dentes de alho bem fininhos e fritei eles na manteiga para servir por cima. Mas é opcional. 😉

filé mignon ao molho de mostarda - vivendo junto

filé mignon ao molho de mostarda

filé mignon ao molho de mostarda - vivendo junto
Espero que tenham gostado e que sua noite com os amigos, filé mignon ao molho de mostarda e vinho seja perfeita!

Cya!
Cheers.

filé mignon ao molho de mostarda - vivendo junto

14 Comments

  1. Sua escrita e sua forma de fazer esse post foi tão boa que me deu uma vontade de fazer também e chamar os amigos. Sou péssima na cozinha mas meu namorado é que se encarrega deste parte e sério, amei demais, não só a receita mas a organização do post.
    Um beijo!

  2. Deu até água na boca! Só pela cara já da vontade de sair comprando todos os ingredientes agora!!! Vou testar esse final de semana ❤️

  3. Primeiramente: que blog lindo! E bem, você me deixou com água na boca! Que fotos! Me lembra strogonoff, então realmente tem uma cara boa, parece ser super gostoso. Não sou nada boa na cozinha, vou ter que pedir ajuda da minha mãe né? Mas vou fazer! Sem o vinho porque sou menor, hahahaha!

    Um beijo,
    eililian.blogspot.com.br

  4. Que receita maravilhosa!! Amo este prato, mas não cozinho mto bem, viu…
    Vou tentar fazer este ai, parece fácil e saboroso 💋

  5. Que delícia. Mas parece difícil de fazer. E eu não sei nem fritar um ovo. Mas vou tentar e talvez acabe explodindo a cozinha. Acho que vou pedir para alguém fazer pra mim.

  6. Nossa parece uma delícia. As fotos do prato ficaram tão bem elaboradas que me deu água na boca.oAdorei o toque gourmet na composição do prato, ficou de comer com os olhos

  7. Huuuuum😋😋😋 Até deu fome agora kkkkk. Adorei você escreve muito bem, e seu modo de fazer é ótimo, tenho certeza que ficou muito gostoso❤ Sucessos para você e o blog♥

  8. Não tem como negar que a cara desse prato está maravilhosa! Me deu água na boca só de ver!
    Ainda não conhecia a receita e como não sei cozinhar, já foi pedir pra minha mãe fazer pra mim hahaha Amei demais <3

  9. Mulher, eu me arrependi amargamente de abrir esse post! Comecei minha dieta hoje e me deparo com essa delicia ? Socorro! Que prato lindo e sem dúvidas deve estar super saboroso ! – confesso que estou com agua na boca.

  10. Eu não como carne mas minha mae vai amar isso , vai amar mesmo já vou mostrar a ela serio ! Obrigado pela dica

  11. Nossa que receita maravilhosa, sou super carnívora e o filé mignon é maravilhoso!!! O conhaque dá um toque tão especial, o sabor fica divino….Adorei!!! Já quero fazer…kkk

  12. Olá tudo bem? Estou apaixonada pelo blog, muito amor! Parabéns, gostei muito da receita, me deu muuuuita vontade de comer, socorro!! Vou fazer hahah. Beijosss

  13. Que delicia, filé mignon é uma carne super saborosa, mas um pouco Cara, adoraria experimentar sua receitinha, beijos

  14. Nossa menina, que delícia! E que fotos! Até fiquei com fome aqui, de verdade. Vou salvar o link para quem sabe me arriscar na cozinha. Ou melhor, vou aproveitar que estou na casa da mamãe e pedir que ela faça (risos). Parabéns!
    Beijos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*