Receita de Maionese caseira

Maionese caseira vivendo junto

Quem mais aqui adora pedir porção de pão e maionese caseira no bar? Ninguém? Por favor não me deixem sozinha nessa. rs

Sabe aquelas pessoas que escolhem o bar do rolê dependendo da maionese que eles servem? Sou dessas.
Tem um bar aqui perto de casa que a galera adora (porque é perto), mas a maionese deles é basicamente uma maionese de mercado misturada numa seleta de legumes (juro). Tão zuadinha. E aí todo dia que nossos amigos querem ir lá, eu convenço todo mundo a mudar de bar e ir em um oooutro, não tão perto, menorzin, mesmo preço, mas que tem uma maionese verde delícia!

Já sou do time da maionese caseira faz tempo, então sempre que vou em um bar novo é batata, eu pergunto “tem maionese?”, e se o garçom traz aquela maionese verde da casa, é certeza que vou me esforçar para voltar lá mais vezes.

Fora que tenho uma amiga que é super alérgica à maionese, até que descobrimos que na verdade ela é alérgica à alguma coisa não-natural que colocam nas maioneses porque quando ela come maioneses caseiras ela fica viva.

Dito tudo isso, já estava mais do que na hora de nós postarmos nossa receita de maionese caseira aqui né?

Vamos lá? Essa receita é uma receita de maionese feita do zero, com alho, manjericão, salsinha e cebolinha. Todas as vezes que a gente faz acabamos puxando mais para um tempero ou para outro, mas dessa vez tentei anotar tudo certinho para vocês chegarem no ponto que a gente mais gosta!

Mas nada impede também que você vá provando sua maionese enquanto prepara e deixando ela do seu gosto!

PS. Você precisa de um bom liquidificador para fazê-la. Quebramos um fazendo isso uma vez. Para mim maionese é tão molinha. Vai entender.

Receita de Maionese caseira – AKA Maionese verde

Maionese caseira vivendo junto

O que você precisa:

  • 2 ovos
  • 300 ml de óleo (aproximadamente – tem que colocar até dar o ponto)
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de vinagre
  • 8-10 folhas de manjericão italiano fresco (as folhas do italiano são maiores)
  • 1/2 copo americano de salsinha e cebolinha picados (misturados)
  • Sal à gosto

Preparação

  1. Deixe tudo separadinho para não se atrapalhar na hora da preparação.
  2. Coloque os ovos, o vinagre e o dente de alho no liquidificador e bata até se tornar uma mistura homogênea.
  3. Acrescente uns 100 ml do óleo e em seguida, coloque as folhas do manjericão, a salsinha, a cebolinha e uma pitada de sal. Bata tudo na velocidade baixa-média, dependendo da potência do seu liquidificador.
  4. Assim que se formar uma mistura homogênea, sem desligar o liquidificador, tire a tampinha que fica no meio da tampa dele, e vá acrescentando o óleo aos poucos – bemmm aos poucos mesmo. Ainda batendo em baixa velocidade.
  5. No começo, vai estar assim: Maionese verde
  6. Mas conforme você for acrescentando o óleo, a maionese vai tomando corpo, até que fica na textura de maionese mesmo. É o óleo que da o ponto na maionese.
  7. Para ajudar vocês, na preparação da nossa, usamos um tanto assim de óleo (estava fechado antes):Maionese caseira vivendo junto
  8. Sei que parece inacreditável que só colocando óleo e continuar batendo com o liquidificador, a maionese fica no ponto. Mas é isso mesmo. Quando ficar com a consistência de maionese, desligue e prove. Se achar necessário, acrescente mais temperinhos verdes ou sal.Maionese caseira vivendo junto
  9. Misture mais um pouco caso tenha acrescentado algo, e em seguida desligue.
  10. Coloque em um potinho e deixe esfriar na geladeira por uns 30 minutos (ela estará quente por conta da energia gerada no liquidificador).

E é isso! Sua maionese caseira está pronta.

Maionese verde

Pode servir no hambúrguer, com isca de frango, porçãozinha de carne, ou com pão, vinagrete e farofa na famosa “porção de pão” que as vezes queremos pedir no bar mas da vergonha. rs

E para guardar?
Lembre-se que essa maionese é sem conservantes, então mesmo tampada e na geladeira, ela dura por volta de 3 dias.

Espero que tenham gostado, e quem fizer em casa, vem contar para gente como ficou.

Também adoramos dicas novas de temperos para nossa maionese, sintam-se à vontade para indicar algum (já tem um tempo que o João quer fazer uma de bacon por exemplo – who am I to judge?).

Ah, quem tiver sem ideia de receitas para comer com essa maionese, temos algumas indicações:
Delícia 1 | Delícia 2 | Delícia 3

Nhami.

xoxo
Maionese caseira vivendo junto

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*