Macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca

Receita de macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca

Sabe quando você ta procurando uma receita diferente de macarrão, e não sabe o que fazer? Então, essa é aquela receita diferentona, que não se vê muito por aí, mas que ao mesmo tempo é super simples de fazer e fica uma DE-LÍ-CI-A? Sim, Receita de Macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca!

Um dia tava encucada querendo fazer um molho de calabresa flambada mas que a calabresa fosse em RODELAS, crocante, sabem? E não calabresa moída. Pesquisei bastante pela internet mas não achei tantas receitas do jeito que eu queria. Então lembrei de uma vez há muitos anos quando fui num restaurante e uma amiga pediu uma massa que vinha com calabresa em rodelas, e lembro que eram flambadas também. Era um Penne ao molho de calabresa flambada na vodca. Lembrei que no dia todo mundo provou e achou uma delícia! E desde aquele dia eu nunca mais tinha comido um macarrão assim.

Aí inventei essa receita aqui meio de olho, meio de coração. Mas ficou tão boa que já fiz mais umas 346974 vezes, para toda a família e para família da família também sabem? Inclusive, em todo almoço comunitário que tem na casa da minha irmã a sogra dela (Oi Dona Luciana!) me pede esse macarrão ao molho de calabresa!
Mas para eles eu faço sem flambar (que também fica uma delícia!).

Vamos aprender gentes?

Bora lá!

Penne ao molho de calabresa flambada na vodca

Serve 4 com muita fome

Penne ao molho de calabresa flambada na vodca
Ingredientes

Listinha do mercado

  • 500g de penne (usei penne porque acho que combina bastante, mas pode usar qualquer massa de sua preferência)
  • 500g de linguiça calabresa defumada
  • 2 latas de tomate pelado
  • 200g de extrato de tomate
  • 1/2 copo de vodca
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 1-2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de pimenta Tabasco
  • Manjericão à gosto
  • Salsinha à gosto
  • Azeite
  • Pimenta do reino à gosto
  • Sal à gosto

Modo de Preparo

  1. Pique o alho e a cebola e corte a calabresa em rodelas fininhas (aproximadamente 0,5 cm). Quanto mais fininhas, mais crocantes elas ficam e mais rápido ficam prontas também.
  2. Lave o manjericão e a salsinha e deixe tudo separadinho.
  3. Em uma panela (melhor se for antiaderente), acrescente um pouco de azeite e coloque em fogo médio.
  4. Acrescente as cebolas e refogue até que fiquem quase douradas. Então acrescente o alho e refogue até que doure. Com uma escumadeira retire eles da panela e reserve.
  5. Na mesma frigideira coloque as rodelas de calabresa e deixe fritar até que fiquem bem crocantes. Não se esqueça de misturar bem para que elas dourem de ambos os lados.Penne ao molho de calabresa flambada na vodca
  6. Quando estiverem bem crocantes e fritinhas de ambos os lados, acrescente o alho e a cebola refogados de volta á panela e misture tudo.Receita de macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca
  7. Acrescente a vodca e flambe a calabresa junto com as cebolas. – Observação 1: Aqui em casa o João que é mestre em flambar as coisas – ele vira um pouquinho o cantinho da panela na boca do fogão e já pega fogo. MAS, quando eu to sozinha, eu faço assim: separo a vodca num copinho, pego um palito de fósforo e acendo, e então coloco a vodca na panela e imediatamente aproximo o palito de fósforo já aceso para pegar fogo rapidinho – tudo no estilo “Jedi” mesmo sabem? Super-poderes.)
  8. Assim que pegar fogo por cima é só ir mexendo até ele se apagar sozinho. Com vodca esse processo é bem rápido, porque ela pega menos fogo do que conhaque por exemplo. – Observação 2: Se você colocou a vodca e não conseguiu fazer pegar fogo – tudo bem. Fica bem gostoso assim também. Believe me. Sou a experiência falando.
  9. Depois de flambar, acrescente as duas latas de molho de tomate pelado, o extrato de tomate, o açúcar, a pimenta tabasco e a pimenta do reino. (Se você não gosta de nada agridoce, coloque só uma colher de açúcar para quebrar a acidez. Se você gosta de tudo, pode colocar duas que fica delícia!)Penne ao molho de calabresa flambada na vodca
  10. Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 30 minutos, misturando a cada 5 minuto.
  11. Enquanto isso, é hora de colocar água para ferver para fazer o macarrão. Prepare o macarrão conforme as instruções da embalagem – é o tempo do molho apurar.
  12. Após os 30 minutos, acrescente o sal, o manjericão e a salsinha. Misture e deixe cozinhar por mais 2 minutinhos.
  13. Prove e ajuste o sal, a pimenta e o açúcar.

Fim

Penne ao molho de calabresa flambada na vodca

O João gosta bastante quando o molho de tomate é mais agridoce (e eu também), então às vezes acho que precisa até colocar MAIS UMA colher de açúcar para quebrar bem a acidez (e para ficar como a gente gosta).

E a gente adora pimenta! Então muitas vezes acrescentamos mais um pouco, até porque molho de calabresa combina com pimenta né?

E é isso.
Sirva com queijo parmesão ralado por cima, e com umas folhinhas de manjericão para enfeitar! E claro que um vinhozinho acompanha MUITO BEM, né?

Receita de macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca

Macarrão ao molho de calabresa flambada na vodca

Espero que tenham gostado desse macarrão ao molho de calabresa, e quem preparar não esquece de vir contar para gente!

Essa foi nossa receita de gordice por muito tempo aqui em casa, e não tem erro! É sempre sucesso nos jantares da galera! Acho que o segredo é deixar a calabresa bem crocante. 😉

Beijos e até breve!

Penne ao molho de calabresa flambada na vodca

14 Comments

  1. Meu senhor.. preciso fazer esse prato, To aqui sentindo o gostinho ja.. esse prato é ótimo para um jantar não é mesmo, imagine só que sonho.. ainda mais com um bom vinho, que maravilhaaa.. ameeei ameeei. Sucesso

  2. Primeiramente, salivei vendo as fotos haha adorei a receita, bem fácil e uma ótima pedida pra fazer algo junto com o namorado né? Depois dos hambúrgueres, massas são as minha favirtas yumm :p ficou ótima a apresentação do prato, receita anotada!

    bjus
    Ari
    http://www.devoltaaoretro.com.br/

  3. Que deliciaaaaaaa. Amei a receita. E como é simples. Juntou duas coisas que eu amo. Macarrão e linguiça. Adorei. Já está salvo aqui pra eu fazer final de semana. Parabens pelo blog.
    http://www.dicasdaari.com.br

  4. Que daora e diferente, eu nunca nem tinha ouvido falar em molho de macarrão com calabresa, imagina desse jeito hahaha. Eu amo linguiça frita e bem crocante, como você disse, e vou salvar essa receita aqui para testar em um dia, só acho que a vodca não vai rolar rs.

  5. Já tô imaginando esse macarrão no inverno, acompanhado de um bom Pinot Noir? O friozinho, aquele climinha gostoso, cadê dia 21.06 que não chega nuuunca?! No mais, se eu for tentar flambar alguma coisa aqui é capaz de eu conseguir colocar fogo na casa, duvido nada. Mas eu adorei a receita, já salvei pra testar, sim senhora. <3 Amei teu blog!

  6. Adorei! Está com uma cara ótima. Adoro uma comidinha assim, que acaba sendo bem prático pra quando a gente precisa fazer aquele jantarzinho pra impressionar os outros, ou até pra gente mesmo né? 🙂 Vou tentar fazer e se der certo volto aqui pra contar. Adorei o blog!

  7. Menina, que receita bafônica é essa? Nunca pensei em flambar a calabresa na vodka! Tô curiosa pra experimentar. Adorei seu passo a passo e o fato de os ingredientes serem básicos e fáceis de ter em casa! beijos e sucesso

  8. Que receita deliciosa! Amei a combinação dos ingredientes e achei simples de fazer. Com certeza será mais uma receitinha aqui do Vivendo Junto que eu vou adicionar na minha listinha pra tentar reproduzir!
    Fiquei morrendo de vontade!
    Beijos!

  9. Perto da janta e ver umas fotos dessa é maldade haha. Já fiz algo parecido, fica ótimo, mas deve ficar muito bom com vodka (nunca testei nada com bebida alcoólica haha). Confesso que deu muita água na boca, vou preparar qualquer dia desses!

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

  10. Que delicia, fiquei com fome agora! Parece ser bem fácil de fazer, com poucos ingredientes e pouco tempo, bem simples! Vou tentar fazer aqui, porque fiquei morrendo de vontade de comer, esse macarão!

  11. Que receita diferente! Nunca vi molho de calabresa haha, achei criativo, mas não sou fã de calabresa e muito menos de vodka haha, mas conheço amigos que amariam.

  12. Olá!
    Menina, para de postar estas receitas que me deixam com vontade de comer depois de jantar hahahaha. Eu AMO macarrão, é a minha massa preferida e molho calabresa é uma delícia, os dois então… Ai que maravilha

  13. Meu Deus, que delícia! Guria, uma otima receita para fazer no dias dos namorados, tá certo que tá longe, mas eu sou a louca e já to procurando receitinhas para fazer, e meu namorado vai amar com certeza, ainda mais que ele ama uma vodca kkkkk deu água na boca!

  14. Gente, que judiação ler esse post! Adorooooo o cheiro de uma calabresa sendo frita na cebola, um dos melhores cheiros que tem! Só de ver a foto eu senti o cheiro!!! Isso deve ficar divino! Receita devidamente anotada!!!!

    bjs

    http://www.vintageandgeek.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*