Super Bowl

Super Bowl

Olá pessoal!

Hoje estou fugindo um pouco do habitual do que vemos aqui no blog, vou falar de algo que gosto e que sempre invejei dos americanos. Super Bowl.
Talvez alguns de vocês não saibam o que é isso ou já ouviram falar e não entendem muito sobre, ou até manjam para caceta. Mas meu intuito aqui hoje é explicar um pouco do que é isso e falar sobre Futebol Americano.

Super Bowl

O que é?

Super Bowl é hoje um dos eventos com mais espectadores no mundo, a edição passada teve seus 111,9 milhões de pessoas, sendo isso somente nos Estados Unidos. Pra quem não sabe, esse é o nome da final do campeonato de futebol americano.

Sempre gostei do jeito como eles tratam essa final, é um evento quase que comparável a nossa final de copa do mundo, guardadas as devidas proporções.

Hoje, no Brasil já existem bares e restaurantes que tratam o evento igualmente como os americanos. Reunir os amigos para ver esse espetáculo parece sempre entusiasmador e empolgante.

Esse ano o evento ocorre no dia 5 de Fevereiro as 9:30 da noite horário de Brasília, como sempre num domingo. Ainda não estão decididos os times que estarão na final mas o local do jogo já está decidido, será em Houston – Texas.

E para os que querem assistir, mais não entendem muito sobre o jogo, esse post é para você! Não sou expert no assunto, mas consigo dar uma ideia de como funciona e você conseguirá curtir o jogo.

Vamos ao jogo!

Primeiramente o jogo está dividido em quartos de tempo. Cada quarto tem 15 minutos, com dois minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo quarto, e o terceiro e último quarto.

Entre o segundo e terceiro quarto temos um intervalo de 12 minutos, esse intervalo é chamado de halftime (o que corresponde metade do jogo).

Caso o jogo termine empatado no último quarto, entra em cena o extratime (mais conhecida como prorrogação), que é essencialmente mais um quarto (15 minutos) dividido em dois.

Super Bowl

Agora vamos ao jogo. Depois de decidir na moeda quem começa, o primeiro e o terceiro quarto se iniciam com um kick. Um time chuta a bola o mais longe possível para o outro time pegar e assim iniciar sua campanha. Cada campanha consiste em um time andar 10 jardas em 4 tentativas.

O time atacante tem que ultrapassar o time defesa e avançar pelo menos 10 jardas numa única campanha.

A contagem começa sempre onde for sinalizado inicio de campanha. Caso a meta seja atingida a contagem começa novamente, 4 tentativas para 10 jardas. Caso a meta não seja atingida a bola é repassada para o time defensor. Eles chamam esse fim de campanha prematuro, de turn over (literalmente fim do turno).

Quem ganha?

Super Bowl

A meta é passar a última linha do campo (field goal), a qual premia o time que a conquista com um touchdown.

Cada touchdown vale 6 pontos, quem faz um touchdown tem direito ao extrakick um chute próximo da última linha para ter a chance de ganha um ponto extra.

Super Bowl

Outra forma de pontuar é chutando de qualquer lugar do campo para acertar o gol do adversário, esse chute, caso acerte, vale 3 pontos.

Caso alguns não saibam, cada equipe tem dois times (time de defesa e time de ataque) no mínimo, alguns times tem o que chamam de time especial, que somente entra em ocasiões, sintam-se surpresos, especiais.

Pra mim

Esse é o básico do básico para se entender o jogo. Não sei muitas coisas sobre o jogo, principalmente o que envolve as faltas e o “fumble”, que ainda estou tentando entender.

Muitas vezes o jogo é parado e quase não acontecem lances surpreendentes, mas ainda acho mais empolgante que alguns jogos de futebol que temos hoje.

Gosto muito de assistir e jogar futebol (Soccer – como é chamado o futebol do Brasil), mas percebi depois que existem esportes tão legais quanto e até mais empolgantes.

Super Bowl

Começar a assistir futebol americano no superbowl, é como ver o seu primeiro jogo de futebol numa final de campeonato, beirando a uma final de copa de mundo. E apesar das porradas considero um jogo de diversão para toda a família hahaha

Se quiserem saber mais só perguntar, se eu não souber dou um jeito de aprender.

Agradeço a paciência mais uma vez e até a próxima galere !!

15 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*