Super Bowl

Olá pessoal!

Hoje estou fugindo um pouco do habitual do que vemos aqui no blog, vou falar de algo que gosto e que sempre invejei dos americanos. Super Bowl.
Talvez alguns de vocês não saibam o que é isso ou já ouviram falar e não entendem muito sobre, ou até manjam para caceta. Mas meu intuito aqui hoje é explicar um pouco do que é isso e falar sobre Futebol Americano.

Super Bowl

O que é?

Super Bowl é hoje um dos eventos com mais espectadores no mundo, a edição passada teve seus 111,9 milhões de pessoas, sendo isso somente nos Estados Unidos. Pra quem não sabe, esse é o nome da final do campeonato de futebol americano.

Sempre gostei do jeito como eles tratam essa final, é um evento quase que comparável a nossa final de copa do mundo, guardadas as devidas proporções.

Hoje, no Brasil já existem bares e restaurantes que tratam o evento igualmente como os americanos. Reunir os amigos para ver esse espetáculo parece sempre entusiasmador e empolgante.

Esse ano o evento ocorre no dia 5 de Fevereiro as 9:30 da noite horário de Brasília, como sempre num domingo. Ainda não estão decididos os times que estarão na final mas o local do jogo já está decidido, será em Houston – Texas.

E para os que querem assistir, mais não entendem muito sobre o jogo, esse post é para você! Não sou expert no assunto, mas consigo dar uma ideia de como funciona e você conseguirá curtir o jogo.

Vamos ao jogo!

Primeiramente o jogo está dividido em quartos de tempo. Cada quarto tem 15 minutos, com dois minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo quarto, e o terceiro e último quarto.

Entre o segundo e terceiro quarto temos um intervalo de 12 minutos, esse intervalo é chamado de halftime (o que corresponde metade do jogo).

Caso o jogo termine empatado no último quarto, entra em cena o extratime (mais conhecida como prorrogação), que é essencialmente mais um quarto (15 minutos) dividido em dois.

Super Bowl

Agora vamos ao jogo. Depois de decidir na moeda quem começa, o primeiro e o terceiro quarto se iniciam com um kick. Um time chuta a bola o mais longe possível para o outro time pegar e assim iniciar sua campanha. Cada campanha consiste em um time andar 10 jardas em 4 tentativas.

O time atacante tem que ultrapassar o time defesa e avançar pelo menos 10 jardas numa única campanha.

A contagem começa sempre onde for sinalizado inicio de campanha. Caso a meta seja atingida a contagem começa novamente, 4 tentativas para 10 jardas. Caso a meta não seja atingida a bola é repassada para o time defensor. Eles chamam esse fim de campanha prematuro, de turn over (literalmente fim do turno).

Quem ganha?

Super Bowl

A meta é passar a última linha do campo (field goal), a qual premia o time que a conquista com um touchdown.

Cada touchdown vale 6 pontos, quem faz um touchdown tem direito ao extrakick um chute próximo da última linha para ter a chance de ganha um ponto extra.

Super Bowl

Outra forma de pontuar é chutando de qualquer lugar do campo para acertar o gol do adversário, esse chute, caso acerte, vale 3 pontos.

Caso alguns não saibam, cada equipe tem dois times (time de defesa e time de ataque) no mínimo, alguns times tem o que chamam de time especial, que somente entra em ocasiões, sintam-se surpresos, especiais.

Pra mim

Esse é o básico do básico para se entender o jogo. Não sei muitas coisas sobre o jogo, principalmente o que envolve as faltas e o “fumble”, que ainda estou tentando entender.

Muitas vezes o jogo é parado e quase não acontecem lances surpreendentes, mas ainda acho mais empolgante que alguns jogos de futebol que temos hoje.

Gosto muito de assistir e jogar futebol (Soccer – como é chamado o futebol do Brasil), mas percebi depois que existem esportes tão legais quanto e até mais empolgantes.

Super Bowl

Começar a assistir futebol americano no superbowl, é como ver o seu primeiro jogo de futebol numa final de campeonato, beirando a uma final de copa de mundo. E apesar das porradas considero um jogo de diversão para toda a família hahaha

Se quiserem saber mais só perguntar, se eu não souber dou um jeito de aprender.

Agradeço a paciência mais uma vez e até a próxima galere !!

15 Comments

  1. Um dia quero ir a um super bowl, deve ser muito emocionante. Obrigada pelo post, ele me ajudou a entender mais ou menos esse esporte, eu ficava doidinha sem entender nada, hahahaha. Beijos. 💙

  2. Acredita que eu amo filmes americanos, vida americana e nunca cheguei a procurar sobre o futebol americano. Achava muito violento pelas imagens, e eu particularmente não jogaria mas adorei saber um pouco mais. Não sabia o tempo e tals e é super diferente do nosso, pelo menos eu achei.
    Tinha um vizinho que jogava futebol americano em uma escola de esportes aqui da minha cidade, achei muito legal a ideia por ser algo diferente aqui no Brasil. E adorei ver que vc trouxe um pouco para o blog afinal sabemos tão pouco, e o brasil é tão voltado ao futebol e no max vôlei que esquecemos que existe outro.
    Amei amei amei, parabéns e adoraria que fizesse uma parte 2 falando o que vc aprendeu a mais.

    Beijinhos e muito sucesso

  3. Já vi bastante em filmes americanos, eles levam muito a sério essa final de campeonato. Eu sinceramente nunca havia parado para saber mais sobre o assunto, porém o post foi super esclarecedor.

  4. Ai que máximo! Faço parte do time das que já tinham ouvido falar sobre Super Bowl, mas não tinha ideia de como funciona!
    Na minha opinião ficou bem explicadinho, dentro dos seus conhecimentos, e me agregou bastante coisa!

    Mas uma vez, amei seu post e com certeza já virei leitora!!

    Beijos 🙂

  5. Eu não sabia direito sobre Super Bowl, só sabia do nome porque a Lady Gaga cantou uma vez. Mas meu namorado no ultimo final de semana estava lendo sobre e me explicou e junto a esse post entendi melhor. Não sou fã de esportes, mas como estudante de jornalismo me sinto na obrigação de entender sobre hahahaha. Quero assistir porque só vi jogos de futebol americano nos filmes.

  6. Confesso que o pouco que sei sobre este esporte foi o que vi nos filmes, por sinal, aparece muito, o que dá para notar a paixão que os nortes americanos tem pelo esporte. Não conhecia bem as regras, então achei seu post bem interessante e simples de entender. Aliás, gostei do tema ser abordado aqui, nunca tinha visto o assunto em um blog.

  7. Não vou mentir, lendo parece fácil, mas quando eu vejo aquele monte de homem fazendo uma verdadeira guerra por causa de uma “bola”, confesso que fico mais perdida do que cego em tiroteio, mas é inegável que a final é um verdadeiro espetáculo e sempre assisto ao show, de resto, não entendo nada.
    Adorei seu blog
    Beijos

  8. Sempre vejo futebol americano em filmes, parece muito bruto já que o contato físico é permitido e a “porrada” come ao mesmo tempo é muito interessante toda essa comoção em cima do esporte, para nós Brasileiros é um pouco estranho, pois só idolatramos o futebol, mas todo o evento (que vejo pela internet) é mesmo muito grandioso, o Pais para para assistir é coisa de doido.

    Adorei aprender um pouco mais a respeito do jogo, mesmo não assistindo ajuda nos filmes 🙂

    Beijos e Sucesso!

  9. Sempre adimirei também o esportes americanos, esse com certeza é um dos que eu mais adimirei, sempre que eu vejo em alguns filmes ou séries passa esse esportes e da muita vontade de experimentar. Sucesso no blog

    Beijos ;*

  10. Meudeus! Você entende demais mesmo hahaha fico perdidinhas quando vejo esses jogos na Tv e não fui a uma partida na minha cidade na copa com medo de não entender nada também ‘-‘ Gostei muito do post e por ele consegui entender bem *-*

    Beijos,
    http://www.blogbelacombatom.com

  11. Primeiro gostaria de falar que eu amei seu blog super romântico, divertido e cheio de conteúdo interessante. Não sou nenhum pouco chegada a esportes mas gostei de saber um pouco mais sobre Super Bowl, sempre vejo nos filmes e fico boiando.

  12. Não acompanho muito o futebol americano, mas meu irmão sempre me deixa informada de tudo o que está acontecendo! E preciso dizer que amo o super-bowl, principalmente as apresentações, sempre assisto depois!

    Amei o post <3

    Beijos,

    http://www.rodoviadezenove.com.br

  13. Morro de vontade de assistir de pertinho a uma partida, quem sabe futuramente, né?! Mas confesso que não entendia NADA, mas graças ao post fiquei mais ambientada com o assunto hahaha obrigada pelo post!

  14. QUE LEGAL.CONHECÍAMOS ESSE JOGO(O BÁSICO),MAIS NÃO POR ESSE NOME.ACHAMOS A POSTAGEM MUITO COMPLETA E MUITO BEM EXPLICADO.NÃO ENTENDÍAMOS MUITO SOBRE COMO SE JOGAVA E COM SEU POST PODEMOS TER UMA NOÇÃO <3

  15. Eu estou começando a entender futebol americano de tanto assistir os play offs da NFL com meu na ESPN. Ainda me surpreendo com a violência, mas a narração é tão engraçada que eu já me divirto mesmo sem manjar do esporte hahaha

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*