Eu adoro risoto. O João já não gosta muito (o que para mim é uma loucura mas tuuudo bem) então a gente não faz sempre em casa, mas outro dia eu estava com muita vontade de comer risoto e chamei uns amigos para jantarem aqui. Só não tinha decidido o sabor ainda, então um amigo nosso sugeriu que fosse de brócolis, gorgonzola e bacon. Eu disse “Nossa mas é muito sabor para um risoto só”. E ele disse “É nada. É meu sabor de pizza favorito. Se fica bom na pizza fica bom no risoto”. Então tá.
Lá fomos nós de Risoto de brócolis, gorgonzola e bacon. E não é que ficou uma delícia? Tudo combinou muito bem, já tá na minha listinha de sabores TOP de risoto.
Como a maioria de vocês deve saber, risoto é um negócio complexo, por que é fácil e difícil de preparar ao mesmo tempo.
É fácil porque a maioria dos risotos se faz da mesma forma, só muda o sabor. Não tem muito segredo na preparação sabe?
Mas é difícil porque, bem, tem que mexer. Mexer mexer mexer. Aí seu braço dói e você tem que continuar mexendo. Aí chama um amigo para ajudar e rola aquele revesamento de mexer risoto. Mas é fácil. Juro! rs
Essa receita de risoto de brócolis, gorgonzola e bacon é a mesma coisa. O modo de preparo é bem similar ao de qualquer outro risoto, mas aqui você precisa já deixar o bacon e o brócolis pré-prontos antes de acrescentar no risoto. Mas vamos com calma né? Uma coisa de cada vez.
Bora lá?
Risoto de brócolis, gorgonzola e bacon
Serve 4 pessoas famintas
Ingredientes
- 250g de arroz arbóreo
- 120g de gorgonzola
- 150g de bacon (peso cru)
- 100g de brócolis
- 50g de cebola
- 150ml de vinho branco seco
- 1L de água
- 1 caldo de galinha
- 50g de parmesão ralado
- Sal
- Pimenta do reino
- Azeite
Preparação
- Organize a casa: Pique o bacon em cubos, lave o brócolis e pique em pedaços menores, pique a cebola e o gorgonzola. Pré aqueça o forno forno á 250°C.
- Coloque o brócolis em uma assadeira, despeje um fio de azeite sobre ele, misture com cuidado e coloque para assar por 15 minutos à 200°C. Ele não precisa ficar totalmente pronto por que ainda vai “cozinhar” um pouco com o arroz. Mas tem que dar uma amolecida se não ele fica duro no final.
- Coloque a água para ferver, e assim que iniciar a fervura adicione o tablete de caldo de galinha. Assim que dissolver deixe em fogo baixo. Utilizaremos essa água para fazer o risoto.
- Em uma frigideira, frite o bacon na sua própria gordura. Se o bacon não tiver muita gordura, coloque um pouquinho de azeite para ajudar.
- Assim que estiver bem fritinho, separe o bacon em um recipiente a parte.
- Na panela onde fritou o bacon, ainda com a gordura do bacon, adicione a cebola.
- Assim que ela começar a dourar, acrescente o arroz e misture bem.
- Acrescente uma concha do caldo de frango e mexa até a água evaporar por completo. Continue este processo por uns 10 minutos (até que o arroz fique um pouco mais macio).
- Acrescente o bacon e o brócolis e misture. Acrescente mais uma concha do caldo e mexa até que evapore por completo.
- Acrescente o vinho branco e continue mexendo sem parar. Continue com o processo de acrescentar uma concha do caldo de galinha e mexer até que evapore por mais uns 10 minutos (ou até que o arroz esteja completamente macio).
- Então acrescente o gorgonzola e misture (eu avisei que tem que mexerrrrrrrrr bastante).
- Coloque um pouco de pimenta do reino e prove o sal. Como o bacon e o gorgonzola já são bem salgados é provável que não precise de sal. Mas se for necessário acrescente um pouco.
- Pronto! Sirva assim que finalizar o preparo, com salsinha e queijo parmesão ralado por cima.
Regra de risoto:
Precisa servir assim que ficar pronto mesmo! Depois ele fica duro e vira uma gororoba. E todo este trabalho será em vão.
A preparação demora e dói o braço né? Mas vale a pena! Vocês verão. E com o tempo você até acostuma a fazer risoto! 🙂
Aproveitem, espero que gostem!
Beijos e até até.