Jogos Viciantes

Iae galere, hoje eu queria falar um pouco sobre algo com que eu trabalho, caso nao saibam sou programador, eu faço jogos.

jogos-viciantes-vivendo-junto-blog-some-game-charecters

Jogos

Agora você deve estar pensando o que muitos pensaram quando comecei minha faculdade de jogos. “Ahh você vai fazer joguinhos, vai ficar rico logo” ou então, “Ahh, então você vai jogar o dia inteiro? Nem parece um trabalho de verdade” ou o melhor deles, “Ahh faz um jogo igual JogoX, ou um igual JogoY, eles fazem sucesso já, assim será fácil!”.

Bem não é exatamente assim que funciona. No Brasil a indústria ainda é muito jovem não têm a gama de recursos e incentivos que um empresa estrangeira têm. Aqui os recursos são limitados e para o desenvolvedor é um ambiente muito hostil.

Assim como as pessoas me disseram quando eu comecei minha faculdade, esse pensamento perdura até hoje. Mas daí vem a pergunta, se o mar não ta pra peixe, como pode ter tanto jogos de sucesso? Ai meu caro, vem a visão de quem trabalha no ramo.

Jogos que fazem sucesso hoje em dia são uma parcela tão ínfima, tão minúscula se comparada a quantidade de jogos criados e lançados diariamente, que tem quem diga que ganhar na loteria é mais fácil.

Mas então por que fazemos? Por que insistimos numa coisa que parece impossível? Cada um vai dizer sua razão e explicar como um jogo ou outro mudou sua visão de mundo ou ajudou num momento complicado. A minha… eu gosto para caraleo!

Mas depois dessa básica explicação, vamos ao tópico do post: Jogos Viciantes.

Estudo de Caso – Moba

jogos-viciantes-vivendo-junto-blog-moba-games

Em causa própria, eu continuo jogando esse jogo e não sei porque: você não tem um personagem que evoluí, você não passa de tela e não tem um objetivo definido que pode variar a cada começo de partida.

Nome do jogo? dotA. Esse jogo foi criado apartir de um outro jogo chamado Warcraft, um jogo de pequenas batalhas e acúmulo de recursos.

O Warcraft permitia customizar um mapa, para que você pudesse jogar com amigos ou disponibilizar na internet. Um mapa ficou tão famoso que se tornou mais jogado que o próprio jogo original. Nome do mapa: dotA.

Um modo de jogo que requeria mais percepção e mais ação dos jogadores, ficou realmente marcado pela jogabilidade 5×5, ganha quem derrubar a base inimiga primeiro. Hoje existem inúmeros jogos no estilo chamado “moba” (Multiplayer Online Battle Arena) sendo o mais famoso o League of Legends (LOL).

Esses jogos contam com campeonatos que já chegam na casa dos milhões de dólares em prêmios aos participantes.

Mas o que deixa ele viciante, o q faz tantas pessoas jogarem ele, mesmo sabendo que a cada começo de partida se começa do zero? Não sei, sinceramente não conheço um pessoa que consiga extrair essa fórmula.

Estudo de Caso – Mobile

jogos-viciantes-vivendo-junto-blog-mobile-games

Jogos mobile estão cada vez mais comuns na vida da gente. Isso se deve ao fato dos celulares hoje serem basicamente computadores, tornando a vida do desenvolvedor muito mais fácil. Que pode criar jogos mais completos e cada vez mais viciantes.

Como é o caso do Candy Crush, Fruint Ninja, Clash of Clans… Esse último sendo um quebrador de recordes em todas as categorias de jogos mobile.

Mas de novo, como faz tanto sucesso? And again I have no clue. Ele usa elementos já conhecidos de jogos antigos, como acúmulos de recursos, contrução e evolução da construção, mini batalhas, e etc.

Se eu fosse chutar, diria que todos esses elementos atrelados a um enredo consistente, fizerem ele o que ele é hoje.

Mais e o resto ?

jogos-viciantes-vivendo-junto-some-comsole-games

Eu só falei dos jogos mais atuais e que eu sei que não tiveram grandes produtoras associadas ao desenvolvimento deles logo no começo, apesar de já ser conhecido por derivar de um jogo famoso.

Claro que existem jogos que se vendem sozinhos, como jogos de esportes que saem todos os anos sem uma nova fórmula revolucionária que, em minha humilde opinião, são mais do mesmo. Jogos com IP (propriedade intelectual, sigla em inglês) de tremendo sucesso como Pokémon, Mario, Tomb Raider dentre outros.

Caso queiram saber mais sobre algum jogo ou como se faz um jogo ou qualquer assunto sobre essa indústria, chama nóis que faremos o possível para sanar suas dúvidas!

Abss e até a próxima.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*