Receita de panquecas americanas

Receita de panquecas americanas - Vivendo Junto Blog

Desde que viajamos para os EUA e tomamos café da manhã algumas vezes no iHop (um restaurante tradicional americano famoso pelos pratos servidos no café da manhã ou brunch), ficamos viciados nas panquecas que eles servem lá.

As panquecas americanas são diferentes das nossas panquecas porque são bem mais grossas, e são servidas abertas e não enroladinhas com algum recheio. Sempre com manteiga e bastante maple syrup por cima. As minha favoritas são as tradicionais, mas você encontra de vários sabores e com várias frutas: blueberry, morangos, chocolate chip, banana, abacaxi… o céu é o limite.

O Maple é uma cobertura que lembra mel, mas é menos adocicado e por isso não enjoa tanto. Se traduzirmos o nome para português, ficaria “Xarope de bordo”, uma árvore comum no hemisfério norte.

Não é produzido aqui no Brasil (pelo menos ainda não encontramos um fabricante local) e era bem difícil de encontrar por aqui a um tempo atrás, mas agora sempre tem no Mambo ou naqueles mercados/armazéns que vendem produtos importados, tipo a Casa Santa Luzia.

Não é barato, eu costumava pagar uns R$ 35,00 em um potinho, mas com o aumento do dólar e com essa economia louca, vimos outro dia no mercado por R$ 70,00! 😮 – Sabemos, facada. – Mas como a gente não faz panqueca todo dia, é bom ter sempre em casa um frasquinho.

Essa receita de panqueca americana é super simples, feita no liquidificador mesmo! Acho super justo preparar ela para um café da manhã especial. Ou por que estamos com saudade de Nova York. Ou por que não tem pão em casa. Ou por vontade de gordice mesmo. Hahaha

Vamos lá!

Receita de panquecas americanas – rende 4 panqueconas ou 6 panquequinhas

Ingredientes receita de panquecas americanas vivendo junto blog
Ingredientes

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de óleo
  • 1/2 colher de chá de sal

Misture todos os ingredientes no liquidificador. Deixe a farinha por último e vá acrescentando aos poucos para garantir que ela vai misturar bem e não ficar grudada nas laterais do liquidificador.

Caso você perceba que uma parte dela grudou, desligue o liquidificador e raspe as laterais com a colher. Não tente desgrudar com ele ligado. Pode parecer que vai dar certo, mas não vai. rsrs

Bata até que todos os ingredientes estejam bem misturadinhos e a massa estiver homogênea, ou seja, sem nenhuma bolhotinha de farinha.

Coloque uma frigideira antiaderente no fogo e quando estiver quente, coloque 2 ou três colheres de sopa da massa no centro da frigideira. Não é preciso colocar manteiga nem óleo.

Se você já tiver noção da quantidade de massa que quer, pode virar o próprio copo do liquidificador até ter a quantidade desejada de massa na frigideira. Mas cuidado para não errar no olho e fazer a maior panqueca de todos os tempos.

A massa se espalha sozinha pela frigideira.
Quando você perceber que começaram a formar umas bolhas de ar na parte de cima da massa, desgrude a panqueca com cuidado com a ajuda de uma espátula ou colher de silicone. Assim que ela estiver soltinha, vire para o outro lado.

Receita de panquecas americanas - Vivendo Junto Blog

Se quiser impressionar (e tiver certeza que domina essa habilidade), pode virar a panqueca jogando ela pro alto e pegando com a frigideira que nem nos filmes.
Mas, por sua conta e risco. Eu avisei rs

via GIPHY

Depois de virar, deixe ela dourar do outro lado. Se prestar bem atenção, você vai perceber que ela da uma inchadinha nessa hora. Quando isso acontecer, quer dizer que está prontinha.
Se não conseguir perceber ela crescendo, você saberá que ela ficou pronta quando desgrudar da frigideira. Então pode tirar e colocar na pilha!

E é isso.

Receita de panquecas americanas - Vivendo Junto Blog

Você pode servir com manteiga e maple como nos EUA, ou inventar um sabor mais brasileiro, colocando mel ou outras frutas e coberturas.
Adoro comer com banana ou morangos também!

Receita de panquecas americanas - Vivendo Junto Blog

Espero que gostem, e que façam panquecas americanas no café da manhã algumas vezes. 😉

Beijos!

8 Comments

  1. Estou morrendo de vontade de comer panquecas agora!! Morei um tempo no Canadá lá o maple syrup é tão em conta que eu nem preciso dizer que engordei bastante, né? Hahaha. Aliás, penso como você: já que não comemos sempre, tudo bem pagar esse absurdo no líquido eventualmente. 🙂
    As fotos estão demais! Vou até matar a minha vontade de panqueca essa semana.
    Beijos,
    Bru

    • Eu te entendo Bru! Nos EUA também é super barato, e quando morei lá também engordei rs Não tem como. Faz a receita sim e depois me conta se ficou boa igual as de lá! As minhas sempre ficam. 🙂
      Beijos, Deh!

  2. Amei sua receita! Acho tão lindo quando vejo foto dessas panquequinhas! <3

    http://www.kailagarcia.com

  3. Ai, que água na boca! Adorei tanto a elaboração super detalhada da postagem! Só fez aumentar ainda mais o desejo de provar e de tentar fazer. Com tantas minúcias abordadas na explicação, ficamos mais confiantes para arriscar. Lindeza pura!

    http://www.semquases.com

    • Deborah Andrade

      Que bom que gostou Vanessa! Eu gosto de dar bastante detalhes mesmo, porque eu era super atrapalhada na cozinha, e ter fotos e o passo a passo bem explicadinho sempre me ajudou! rs Que bom que gostou! Faz sim e me conta depois como ficou. Beijos!

  4. Ai que delíciaaaa!! Olha que nem sou muito chegada na massa das panquecas tradicionais, mas vendo esta me deixou com muita vontade de experimentar, principalmente esse maple, deve ser muito gostoso!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    • Deborah Andrade

      Ah que bom que gostou Silvana! Realmente elas são bem diferentes das panquecas tradicionais. E o maple syrup é bem gostoso mesmo! Faz ela completa um dia e me conta o que achou. Beijos!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*