Receita de bruschetta de tomate e manjericão do filme Julie e Julia

Bruschetta de tomate e manjericão
Bruschetta de tomate e manjericão

Eu amo o filme Julie e Julia. Lembro que a primeira vez que eu assisti era uma sexta-feira a noite, e tínhamos escolhido não sair e ficar em casa e ver filme juntinhos.

Como sempre, fiquei um tempo perdida no Netflix sem saber o que escolher, e acabei clicando no Julie e Julia sem grandes expectativas. Mas lembro que quando o filme acabou eu estava com aquela sensação de coração quentinho. Querendo fazer minha irmã e todas as minhas amigas assistirem o filme. Sem contar a vontade de cozinhar e tomar vinho.

Eu adoro filmes água com açúcar, mas não qualquer um. Eles precisam ter conteúdo. E hoje em dia eu ando percebendo que a maioria dos filmes “água com açúcar” estão tão ruins, pobres, clichés. Não é por que não é um super drama, ou por que ninguém morre, ou por que não tem suspense e aquele final que ninguém imaginava, que ele não tem que ser bom e ter história de verdade. Mas vou fazer um post sobre meus filmes água com açúcar preferidos depois.

Vamos falar de gordices.
Em uma das cenas do filme a Julie prepara uma bruschetta de frigideira, com tomate e manjericão. Fiquei desejando muito tempo aquela bruschetta, e pesquisei mil receitas na internet. Não achei nenhuma que fosse totalmente fiel ao filme, então fiz umas adaptações até que cheguei nessa versão final, que para mim é perfeita.

E mesmo que não seja idêntica a do filme, ela é deliciosa e vale a pena tentar.

Bruschetta-de-tomate-e-manjericao-filme-julie-e-julia-vivendojuntoblog
Bruschetta de tomate e manjericão (Julie e Julia style) – rende 6 bruschettas

Receita

Ingredientes

  • 3 tomates grandes
  • 1/2 copo de folhas de manjericão (somente as folhas)
  • 6 fatias de pão italiano
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • manteiga
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto

Abra um bom vinho e sirva-se de uma taça para começar. No Spotfy, coloque uma música que você goste, ou procure a playlist “Cozinhando e cantando” que eles tem e que eu adoro.

Bruschetta-de-tomate-e-manjericao-filme-julie-e-julia-vivendojuntoblog4

Lave os tomates e retire as sementes. Corte-os em cubos e coloque em uma tigela.

Tome um pouco de vinho.
Lave as folhas de manjericão e corte-as em pedaços menores. Não precisa se preocupar em deixá-los muito pequenos, manjericão é uma delícia de qualquer jeito e eu até prefiro as folhas em pedaços maiores.
Misture aos pedaços de tomate. Adicione a pimenta do reino a gosto, e o azeite. Coloque azeite o suficiente para molhar todos os pedaços de tomate, sem miguelar no azeite.

Deixe essa mistura curtindo por pelo menos 15 minutos.
Importante: Não coloque o sal. O sal faz o tomate soltar água, então deve ser acrescentado apenas na hora de montar as bruschettas.

Tome mais um pouquinho de vinho. 🙂


Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente 2 cm.
Em uma frigideira antiaderente coloque uma colher de manteiga. Assim que a manteiga derreter coloque 2 ou 3 fatias do pão sobre a manteiga. Pressione um pouco o pão para que ele absorva a manteiga e certifique-se de que todo o pedaço está com manteiga. Deixe dourar.

Sem querer, você pode ter cortado as fatias do pão meio tortas (é, cortei torto), e uma parte do pão pode não estar em contato com a frigideira. Se perceber isso, pressione essa parte na frigideira até que doure.

Assim que esse lado das fatias estiver crocante, vire para o outro lado apenas para dourar um pouco. É importante que as fatias fiquem bem crocantes no lado que absorveu mais manteiga.

Mais um golinho de vinho, e então repita a operação com as outras fatias do pão italiano.

Descasque o dente de alho e corte ele ao meio. Esfregue o dente de alho na superfície crocante do pão. Por isso é necessário que eles tenham ficado bem crocantes.
Cuidado para não esfregar demais, por que se não o gosto do alho vai prevalecer entre os outros sabores.

Acrescente o sal na mistura de tomate e manjericão e misture. Prove e ajuste o sal e a pimenta se necessário.

Monte as bruschettas colocando os tomates sobre as fatias de pão (no lado onde você esfregou o alho), e sirva!

Bruschetta-de-tomate-e-manjericao-filme-julie-e-julia-vivendojuntoblog1
Bruschetta-de-tomate-e-manjericao-filme-julie-e-julia-vivendojuntoblog2

Espero que tenham gostado!
É super simples, mas é uma das minhas bruschettas favoritas.

Beijos, Deh

23 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*